6 de fev. de 2013

Amebas de vida livre identificadas em sedimentos da Caverna de Lascaux, França

Um grupo de pesquisadores composto por cientistas da Espanha e da França identificaram quatro espécies de amebas de vida livre em sedimentos e nas paredes da caverna de Lascaux na França.
As amebas, pertencentes às espécies Acanthamoeba astronyxis, Acanthamoeba castellanii, Acanthamoeba sp. e Hartmannella vermiformis coletadas em sedimentos no interior da caverna, foram identificadas através de análises filogenéticas e traços morfológicos. 
Formas císticas e trofozoíticas das amebas encontradas na cavidade (Fonte)

A Caverna de Lascaux, famosa por suas pinturas rupestres possui um sistema de climatização que mantém a temperatura interna próximo à constância, e umidade relativa do ar próxima à saturação. Além disso a condensação da água deixa suas paredes quase sempre úmidas. Estas características, aliadas à intensa visitação por turistas e o consequente carreamento de microrganismos do meio externo para o seu interior tornam a cavidade o ambiente ideal para as amebas. Os pesquisadores alertam para a necessidade de conduzir um estudo mais detalhado em todos os compartimentos da caverna, a fim de verificar as relações entre as amebas e bactérias patogênicas, uma vez que as espécies detectadas constituem reservatórios naturais de bactérias.
O intenso trânsito de turistas no interior da cavidade resulta em uma série de impactos, muitos dos quais altamente nocivos para a caverna. Desde sua abertura à visitação no ano de 1948, Lascaux já passou por uma série de surtos de microrganismos, sendo o primeiro em 1963 ocasionado por clorófitas (algas verdes) pertencentes à espécie Bracteacoccus minor, decorrente do sistema de iluminação utilizado na época. O caso mais recente da ação nociva dos microrganismos foi em 2001, quando fungos da espécie Fusarium solani estavam deteriorando parte das pinturas rupestres da caverna.

O estudo original foi publicado no International Journal of Speleology, volume 42 de Janeiro de 2013, e pode ser lido na íntegra aqui (em inglês).

Vale a pena conferir:

É possível fazer um tour virtual pela Caverna de Lascaux e explorar os painéis de pinturas rupestres em seu interior, sem ao menos sair de casa. Basta clicar na imagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário