30 de jan. de 2013

Caso de síndrome do nariz branco no Parque Estadual de Onondaga Cave, Missouri, EUA

Foi anunciado na última sexta-feira, 25 de janeiro um caso de síndrome de nariz branco em um morcego pertencente à espécie Myotis lucifugus. O morcego, que foi encontrado na entrada da caverna Onondaga, apresentava sintomas da doença. O espécime foi encaminhado para o United State Geological Survey's National Wildlife Health Center em Madison (Winsconsin) para testes, que resultaram  na confirmação da doença.
Espécime de M. lucifugus com síndrome do nariz branco no interior da Caverna Onondaga, Missouri, EUA. (Fonte: cavingnews.com)

Localizada no condado de Crawford no Missouri, a caverna Onondaga recebe cerca de 20.000 visitantes a cada ano. Assim como no Parque Nacional de Mammoth Cave, que teve um caso da doença confirmado este ano, os responsáveis pelo Parque Onondaga estão promovendo palestras educativas e checando cada visitante antes do tour às cavernas. Além disso, assim como em Mammoth Cave, os visitantes têm sido orientados a não utilizar roupas, calçados e equipamentos que já estiveram em outras cavidades anteriormente.
Com esta confirmação da síndrome do nariz branco no Parque Estadual de Onondaga Cave, sobem para 4 o número de condados/distritos com confirmação para a doença somente neste ano.
Confira o mapa de ocorrência e avanço de casos da síndrome nos Estados Unidos desde seu primeiro registro, em 2006 (mapa atualizado em 25/01/2013):
Mapa de ocorrência da Síndrome do Nariz Branco por condado/distrito nos EUA. (Fonte: whitenosesyndrome.org)

Para maiores informações acerca desta síndrome que já dizimou milhões de morcegos nos Estados Unidos desde 2006, acesse o site da Organização White Nose Syndrome (clique sobre o nome da Organização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário