29 de jan. de 2013

Síndrome do Nariz Branco no Parque Nacional Mammoth Cave

Reportagem extraída e integralmente traduzida do site Caving News. Reportagem original aqui.


Em anúncio efetuado no dia 16 de janeiro, a equipe do Parque Nacional Mammoth Cave (Caverna do Mamute) em Kentucky (EUA), confirmou o teste positivo para a síndrome do nariz branco em um morcego do Parque.
Em 04 de janeiro de 2013, um "morcego de orelha longa do norte" (Myotis sp.) foi encontrado na caverna Long Cave apresentando sintomas da síndrome. O morcego foi sacrificado e enviado ao laboratório para testes, os quais foram positivos para a doença.
Um morcego-de-orelha-longa-do-norte mostrando evidências da Síndrome do Nariz Branco. (Foto por Steven Thomas/NPS)

Das mais de 400 cavernas do parque, os dois quilômetros da caverna Long Cave, constituem o maior hibernáculo de morcegos, contendo as espécies ameçadas Myotis sodalis e Myotis grisecens, além de outras espécies não ameaçadas.
De acordo com o Plano de Resposta À Síndrome do Nariz Branco, escrito em colaboração diversos Parques Nacionais, o Kentucky Department of Fish and Wildlife Resources e o U.S. Fish and Wildlife Service, o turismo nas cavernas continuará normalmente.


"O Parque Nacional tem um papel dual, preservar os tesouros naturais e prover maneiras para que as pessoas possam apreciá-los. Nossa resposta aos desafios tais como a síndrome do nariz branco aplica a melhor ciência e pesquisa disponível para encontrar o equilíbrio entre estes papéis, e um futuro sustentável para os nossos parques".
- Sarah Craighead, Superintendente do Parque Nacional Mammoth Cave

Apesar de a síndrome do nariz branco ser conhecida como primariamente transmitida de morcego para morcego, suspeita-se que os esporos de Geomyces destructans, o fungo causador da síndrome, pode estar inadvertidamente sendo transportado entre cavidades por humanos, nas roupas, calçados e equipamentos de espeleologia.
Os procedimentos de descontaminação adotados por mais de dois anos na tentativa de adiar a chegada da síndrome, agora ajudarão a prevenir as pessoas de disseminá-la mais.


"Cerca de 400.000 pessoas visitam a caverna Mammoth Cave a cada ano, provendo uma excelente oportunidade para que nós eduquemos o público acerca da importância dos morcegos e da doença."
-Sarah Craighead, Superintendente do Parque Nacional Mammoth Cave.


A caverna Long Cave não está conectada à Mammoth Cave e não tem sido aberta à visitação por mais de 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário