21 de fev. de 2013

A cura que vem das cavernas: bactérias isoladas em caverna vulcânica podem atuar no combate a microrganismos patogênicos

Pesquisadores canadenses obtiveram cerca de 400 isolados bacterianos de amostras de paredes rochosas de uma caverna no Canadá.
O estudo, conduzido por cientistas das Universidades de British Columbia e de Thompson Rivers, foi o primeiro estudo microbiológico realizado em uma caverna vulcânica no Canadá.
A caverna alvo dos estudos é a mundialmente conhecida Helmcken Falls, localizada no Parque Provincial Wells Gray na Columbia Britânica. Helmcken Falls abriga uma queda d'água de mais de 140 metros de altura, parcialmente congelada, que atrai escaladores de todo o mundo, e é considerada uma das escaladas em gelo mais difíceis do mundo.
Tim Emmett escalando Helmcken Falls (Fonte da imagem)


Vista parcial da entrada da cavidade (Fonte)

Dentre  400 isolados bacterianos pesquisados, a maioria demonstrou algum tipo de atividade contra microrganismos patogênicos aos seres humanos, como Escherichia coli, Acinetobacter baumannii, Micrococcus luteus, Staphylococcus aureus, Mycobacterium smegmatis, Pseudomonas aeruginosa e Candida albicans, dentre os quais, alguns são multirresistentes à antibióticos. Segundo os pesquisadores, a cavidade apresenta um alto potencial como fonte de novas espécies microbianas e de compostos bioativos com as mais diversas aplicações.


Microscopia eletrônica de varredura de alguns dos microrganismos observados em espeleotema encontrado na caverna vulcânica Helmcken Falls (Fonte)

O estudo original foi publicado no International Journal of Speleology, volume 42 de janeiro de 2013, e pode ser lido na íntegra AQUI (em inglês).



Vale a pena conferir:


Para quem se interessa por esportes radicais, vale a pena conferir a aventura de Will Gadd e Tim Emmett, ambos alpinistas, escalando Helmcken Falls no episódio Ice Revolution, da série Reel Rock. Confira o Teaser abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário