20 de set de 2015

Simpósio de Geologia do Espinhaço



PAISAGEM
Simpósio de Geologia do Espinhaço - Diamantina, MG - 24 a 26 de Setembro de 2015.


 Homenagem a Reinhard Pflug

O Simpósio de Geologia do Espinhaço 2015 é um evento científico e comemorativo de caráter internacional que prestará uma justa homenagem ao professor Reinhard Pflug, fundador do Instituto Eschwege. O simpósio visa relembrar o ponto inicial das pesquisas geológicas na Serra do Espinhaço, resultado da cooperação técnico-científica Brasil-Alemanha, e discutir os avanços ao longo dos últimos 50 anos.

Participe!

Programação

 
24/09/15 - Quinta-feiraAtividade de Campo pré-evento: excursões geológicas por trechos da Serra do Espinhaço
Inscrições antecipadas. Vagas limitadas.
Excursão I
A extração de diamantes nos arredores de Diamantina: o que mudou em meio século?
Público alvo: ex alunos do professor Reinhard Pflug, ex diretores do Instituto Eschwege, convidados alemães e brasileiros.Responsável: prof. Joachim Karfunkel Nº de vagas: 19 (van grande do IGC)Saída do Eschwege: 8h30 do Eschwege Retorno ao Eschwege: 17h (aproximado) Objetivo: proporcionar o reencontro de pesquisadores que atuaram no Instituto Eschwege/Centro de Geologia Eschwege e destes com os locais de suas pesquisas.Rota Manhã: Diamantina, Guinda, Gruta de Salitre, Lagoa de Chica da Silva, e nas proximidades lavagem de diamantes nos aluviões, Curralinho (lanche em Curralinho)Tarde: Biri-Biri, serra dos Cristais, Cruzeiro com vista de Diamantina e do Pico do Itambé. Retorno a Diamantina.
Excursão II
Temas controversos de estratigrafia/estrutural da Serra do Espinhaço
Público alvo: profissionais geólogosResponsável: Prof Guilherme KnauerNº de vagas: mínimo de 8 e máximo de 18 inscritos
25/09/15 - Sexta-feira
8h - Credenciamento
9h - Abertura oficial
10h às 10h30 - Palestra inaugural: Prof. Friedrich Ewald Renger, primeiro diretor do Instituto Eschwege
A história do Instituto Eschwege e a trajetória do prof. Reinhard Pflug
10h30 às 11h - Palestra: Prof. Pedro Angelo
A geologia da SdEM do Geossinclinal ao Rifte/Margem Passiva: a evolução dos conceitos geologicos nas teses de doutorado orientadas pelo Prof. Pflug
11h às 11h30 - Palestra:Profa. Lúcia Fantinel, coordenadora do CGE
O Centro de Geologia Eschwege e a formação do geólogo brasileiro
12h às 14h - Almoço (livre)
14h às 14h30 - Palestra Prof. Farid Chemale 
A evolução tectono-estratigráfica do Supergrupo Espinhaço em sua porção meridional(MG) com base aos dados recentes de sedimentologia, estratigrafia e geologia isotópica.
14h30 às 17h - Sessão pôster. Mediação: prof. Guilherme Knauer e prof. Matheus Kuchenbecker
Apresentação do panorama desenhado pelos trabalhos submetidos e abertura da discussão entre os pesquisadores, a partir de questões formuladas pelos mediadores.
17h às 18h - Sessão de encerramento
20h à 1h - Coquetel. Local: Pavilhão Dom Serafim – Instituto Casa da Glória (veja link Inscreva-se).
26/09/15 - SábadoAtividades de difusão do conhecimento geológico. 
Serão oferecidos dois mini cursos de difusão do conhecimento geológico, um para estudantes e outro para moradores de Diamantina e região. Os cursos terão duração de 6 horas e a inscrição inclui campo e lanche de campo. Veja os temas a seguir:

Minicurso 1A geo-história do diamante na região de DiamantinaData: 26 de setembro de 2015 (sábado) de 9h às 15hCarga-horária: 6 horasLocal: Instituto Casa da Glória (Rua da Glória, 298, centro, Diamantina)Valor da inscrição: R$ 35,00 (inclui lanche de campo e certificado digital)Responsáveis: Prof. Matheus Kuchenbecker (UFVJM) e Profa. Mariana Lacerda (UFMG)Público alvo: não geólogos moradores da cidade de Diamantina e região interessados em conhecer sobre a geologia e a história do diamante.Número de vagas: mínimo 8 máximo 18 pessoasLocal das inscrições: Secretaria do Instituto Casa da Glória 38.3531.13.94 falar com Adalma Teixeira. De 8h às 12h e de 14h às 17h.
Minicurso 2Observação de contatos e estruturas geológicas na Serra do Espinhaço (inscrições encerradas)Data: 26 de setembro de 2015 (sábado) de 9h às 15hCarga-horária: 6 horasLocal: Instituto Casa da Glória (Rua da Glória, 298, centro, Diamantina)Valor da inscrição: R$ 35,00 (inclui lanche de campo e certificado digital)Responsável: Prof. Humberto Luis Siqueira ReisPúblico alvo: estudantes de cursos de geologia e afinsNúmero de vagas: mínimo 8 máximo 18 pessoasInscrições: pelo site do evento

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário